4 celebrações pré-casamento que você não pode deixar de ter!

Por eduardo | 05/05/2022

Olá, Hangovers! Quem aí está com animação lá no alto e pensando nas celebrações pré-casamento? Essas datas são importantes para quem quer reunir os amigos e os familiares antes da cerimônia, sendo possível organizar desde um chá de cozinha, até uma super festa de despedida com os amigos! 

Quer saber mais sobre essas celebrações e ver algumas ideias para cada elas? Então, vem com a gente!

Celebrações pré-casamento para começar a organizar

Por estarem envolvidos com os preparativos da cerimônia, alguns casais podem deixar as celebrações pré-casamento de lado e acabarem se arrependendo depois. 

Essas datas são importantes para minimizar um pouco o estresse que antecede o grande dia e para curtir um momento com amigos e familiares, por isso, pense na realização delas com carinho. Veja, a seguir, algumas ideias!

1. Chá de cozinha

O chá de cozinha, também conhecido como chá de panela, é um dos encontros tradicionais no período pré-casamento — quem não teve uma tia, prima ou amiga que teve um evento assim?

A data costuma ser planejada pelas amigas ou madrinhas, mas nada impede que você organize o evento para reunir pessoas próximas em um momento de descontração.

Pela internet, especialmente no Pinterest, é possível encontrar diversas ideias para a decoração do evento, tais como: 

  • • Temática de cozinha, com o uso de colheres de pau, tabuas de madeira e jogo de xícaras para enfeitar a mesa principal; 
  • • Uso de flores naturais; 
  • • Decoração com uma pegada mais romântica com coração, casal de passarinhos, etc.

Para a lista de presentes, é comum sugerir a compra de itens de cozinha como porta-copos, descanso de panelas, petisqueira, luva térmica, entre outros.

2. Chá bar

O chá bar é uma celebração pré-casamento parecida com o chá de cozinha, mas nesse caso padrinhos, amigos e familiares próximos dos noivos, não apenas as mulheres, podem participar.

Assim como o evento anterior, a data pode ser organizada pelos próprios noivos ou por amigos e familiares. 

O encontro costuma reunir apenas as pessoas mais próximas, por isso, pode ser realizado em um salão de festas de condomínio ou em um bar, por exemplo. Caso decida pela segunda opção, não esqueça de confirmar o evento com o local e enviar a lista de convidados.

Para a decoração, você pode usar garrafas de bebidas com flores, caixotes de madeira, vasos com plantas, fotos dos noivos, entre outros itens.

Tanto no chá bar quanto no chá de cozinha, é comum realizar brincadeiras para criar um momento mais descontraído e para que os convidados conheçam mais sobre os futuros casados. Podem ser feitos jogos de perguntas e respostas entre os noivos, adivinhação de presentes, bingo, caça anel, e muitas outras ideias! 

3. Chá de lingerie

Celebrações pré-casamento tem o poder de gerar um momento de descontração para que os noivos relaxem um pouco em meio aos preparativos do grande dia. Embora a data seja extremamente especial, a organização dela pode causar um certo de estresse.

Diante disso, o chá de lingerie é uma data significativa para reunir madrinhas, mãe, irmãs e amigas da noiva, para jogar conversa fora e se divertir.

O encontro não necessita de grandes produções e pode ser realizado em casa. Mas é importante pensar em uma decoração para deixá-lo mais especial. A mesa principal, por exemplo, pode ser decorada com flores, balões e ter itens decorativos de lingerie. 

Uma ideia para deixar a data ainda mais divertida é pensar em brincadeiras para fazer com as convidadas, como um quiz sobre a noiva, bingo e espaço para recadinhos e conselhos.

Para a lista de presentes, além de lingerie, é possível incluir camisolas, roupão, kit de massagem, sais de banho, etc.

4. Despedida de solteiro(a)

Despedida de solteiro/solteira é outro clássico que antecede o casamento. E não precisa ser algo no estilo do filme “Se beber, não case”, onde a despedida de solteiro foi tão agitada que os amigos perderam até o noivo!

A data é mais um momento de descontração, com boas risadas e lembranças nos dias que antecedem o casamento.

A primeira dica para organizar a despedida é definir se ela será separada, com festas diferentes para a noiva e o noivo, ou se será feito uma despedida de solteiro para o casal, com todos celebrando juntos.

Depois, escolha o estilo do evento e local, que pode ser feito em bar, casa de show, festas, espaço de jogos, etc.

Quem quer tornar a data ainda mais memorável pode investir em uma viagem para a despedida de solteiro. Já pensou nisso? Passar um fim de semana na praia ou no campo com os amigos pode ser uma forma de confraternizar com eles e descansar dos preparativos da cerimônia.

Independentemente do estilo da despedida de solteiro, outra dica para a data é investir em personalizados, como camiseta para os noivos, padrinhos e madrinhas, pulseiras personalizadas escrito “time noiva”, por exemplo, taças com as iniciais do casal, entre outras ideias.

Dicas para organizar esses eventos

Celebrações pré-casamento são significativas para encerrar o ciclo da vida de solteira(o) e para descontrair um pouco em meio aos preparativos da cerimônia.

Como, normalmente, são feitas para um grupo menor de pessoas, se comparado a um casamento, por exemplo, a execução é mais simples. Contudo, é necessário ter um certo planejamento para que tudo seja feito de forma adequada e para não atrapalhar os preparativos para o grande dia. A seguir, separamos algumas dicas!

  • • Estabeleça a data das celebrações pré-casamento: chá bar e chá de cozinha podem ser feito cerca de dois meses antes da cerimônia. Já o chá de lingerie e a despedida de solteiro(a) costumam ser realizados mais próximos à data.
  • • Defina o orçamento: é importante estipular um orçamento para esses eventos pré-casamento. Assim, ficará mais fácil definir o tamanho da festa, quantidade de convidados, menu, etc.
  • • Monte a lista de convidados: esses eventos que antecedem o casamento são menores, para amigos e familiares mais próximos, mas, mesmo assim, é recomendo montar uma lista de convidados;
  • • Planeje o menu: é preciso definir o cardápio dos encontros, incluindo bebidas, docinhos e bolo;
  • • Pense em diferenciais para as datas: lembrancinhas, kits para padrinhos e madrinhas, e itens personalizados podem diferenciar ainda mais suas celebrações pré-casamento. Se o orçamento permitir, vale a pena, pensar em algo assim!

E aí, gostou das dicas? Achou a ideia de uma viagem para despedida de solteiro(a) interessante? Então confira o nosso post e conheça os destinos ideais para despedidas!

Inspire-se com as
nossas redes sociais.

Seja o primeiro(a) a ficar sabendo.

Receba novidades, dicas e promoções pela nossa newsletter.

Newsletter
Nós podemos te enviar e-mails?

Whatsapp