DE ONDE VEM A ORIGEM DAS DESPEDIDAS DE SOLTEIRO(A)?

Por hangover | 14/11/2018

Seus avôs, pais, tios(as) tiveram Despedida de Solteiro(a)? Aposto que é uma boa pergunta! Acredite, mas a comemoração da Despedida de Solteiro(a) tem tradição já há muitos anos atrás! A origem de onde surgiu e como começou as comemorações são incertas, mas historiadores relatam que sua origem começou na antiguidade. Alguns consideram as  festas gregas chamadas de bacanais ou ritos a fertilidade na Mesopotâmia. Outras comemorações Espartanos ou até mesmo uma romântica história que aconteceu na Alemanha na época da Idade Média foram consideradas o marco do início das Despedidas de Solteiro(a)!

As festas gregas costumavam ser celebradas em honra ao Deus do vinho, onde os homens exaltavam o término da elaboração do vinho com uma procissão até o Templo de Baco. Isso representava o mistério do casamento de Deus com a jovem Koré.

Dionísio, segundo a mitologia grega, Deus do vinho e das festas.

Seu representante na mitologia romana é Baco.

A festa da fertilidade mesopotâmica durante o equinócio da primavera durava cerca de 12 dias. Comemoração dos homens que resultava como um matrimônio sagrado entre o rei e uma sacerdotisa. Além disso ainda em Esparta, se celebrava algo parecido a Despedida na qual o noivo dizia adeus a sua vida de solteiro e jurava fidelidade a seus amigos com a intenção de nunca se separarem.

Com origem na Alemanha a teoria da história de amor também na Idade Média, conta que um jovem muito pobre e que se encontrava sem condições de pagar o dote da sua amada, foi rejeitado pela família rica da noiva. Mas, o amor do casal que era tão forte e grande, fez com que seus amigos ao saberem que o casal queria casar, mas não tinham condições de comprar absolutamente nada, realizaram antes do casamento uma grande festa. Reuniram em sua casa, móveis, utensílios e o necessário para se viver. Depois dessa festa e comemoração, esse grande dia foi chamada de Despedida de Solteiro.

As Despedidas de Solteiro(a) foram evoluindo e ganhando muito espaço também entre as mulheres na qual não se concentram em apenas ser uma última noite da vida de solteiro(a), mas sim como um dia histórico e memorável para comemorar essa nova etapa de vida. As despedidas são comemoradas de inúmeras formas da mais tradicional e mais conhecida que é sair para beber com os amigos(as), até viagens mais longas com celebração de vários dias seguidos.

Pode-se dizer que a Despedida de Solteiro(a) ganhou forças por todas as pessoas que estão envolvidas se sentirem parte da história da vida dos noivos, e terem a certeza de que o casamento representa uma nova vida, uma nova fase e por isso comemorar essa transição é tão importante e especial.

Inspire-se com as
nossas redes sociais.

Seja o primeiro(a) a ficar sabendo.

Receba novidades, dicas e promoções pela nossa newsletter.

Newsletter
Nós podemos te enviar e-mails?

Whatsapp