Ficou noivo (a)? É hora de começar os preparativos do casamento!

Por eduardo | 26/05/2022

Olá, Hangover! Você acabou de passar pelo pedido e não sabe por onde começar os preparativos do casamento?

A data é bastante especial e precisa ser planejada com cuidado, por isso, é recomendado marcá-la com uma certa antecedência para ter tempo de organizar tudo.

Continue acompanhando este post para conferir dicas interessantes sobre os preparativos do casamento e da vida a dois!

Começar a planejar a festa!

Uma das primeiras decisões, antes de iniciar os preparativos do casamento, é definir o estilo dele. O casal deseja uma cerimônia tradicional na igreja com festa? Casamento ao ar livre no campo ou na praia? Mini wedding? Essas são algumas opções de estilo de casamento e a escolha dependerá do perfil de vocês, interesses e do orçamento para o evento.

Conversar sobre quanto estão dispostos a investir na data e levantar os principais custos (como buffet, local e decoração) também são passos importantes, assim, vocês conseguirão adaptar os itens da festa ao planejamento financeiro.

Além dessas etapas principais, há inúmeros outros preparativos do casamento, que irão variar conforme o estilo e o tamanho dele. A seguir, separamos alguns itens que não podem ficar de fora, tais como:

  • - escolher a data e o horário;
  • - definir o local;
  • - escolher os padrinhos e madrinhas;
  • - montar a lista de convidados;
  • - definir os convites;
  • - pensar no traje dos noivos;
  • - definir o estilo do menu e cardápio;
  • - escolher a decoração;
  • - contratar fotógrafo e filmagem;
  • - montar lista de casamento;
  • - pensar em atrativos para a festa, como DJ, música ao vivo, bartender, etc.

É recomendado criar uma planilha para acompanhar a contratação de cada item do casamento. Isso ajudará a avaliar os custos, datas de pagamento e entregas dos serviços. Você também pode contar com uma assessora de casamento para auxiliar em todas as etapas do evento.

Além disso, antes de contratar um fornecedor, pesquise bem e busque referências de outros clientes para minimizar riscos de imprevistos.

Pensar em juntar as escovas de dente!

O dito popular já diz “quem casa, quer casa”. Por isso, o período do noivado é uma época significativa, assim vocês terão tempo para pensar na futura residência do casal.

Um dos primeiros passos é definir o estilo de vida que vocês pretendem ter, se desejam morar perto do trabalho ou em um bairro mais tranquilo, o tipo de residência e a quantidade de cômodos, por exemplo.

Além disso, vocês precisarão pesquisar bairros, visitar imóveis, separar a documentação para aquisição ou locação, entre outros procedimentos.

Após definir o local ideal, chega a hora de preparar a futura casa! Esse é um momento gostoso, pois vocês estarão construindo o local que passarão a vida a dois após o grande dia.

É importante definir o estilo de decoração e mobiliário, e planejar a aquisição de itens essenciais para a casa, como cama e colchão, sofá, mesa de jantar, eletrodomésticos de cozinha, entre outros.

A preparação da nova residência deve ser feita com atenção. Uma dica é fazer um checklist com tudo que precisa ser resolvido antes da mudança, já que os procedimentos podem envolver reformas, troca de piso, pinturas, ajustes na iluminação, etc.

Como esses processos necessitam da atuação de terceiros, podem gerar uma certa dor de cabeça com prazos de entrega, fornecedores, entre outros contratempos. Por isso, é fundamental ter organização e manter a calma para tentar reduzir o estresse e para que a casa esteja pronta para recebê-los após a lua de mel.

Planejar muitas comemorações pré-casamento!

Com a data se aproximando e os principais preparativos do casamento e da futura residência resolvidos, vocês podem começar a pensar em comemorações para celebrar com amigos e famílias!

Chá de cozinha ou chá bar

Uma das principais comemorações pré-casamento é o chá de cozinha, ou chá bar. Essa é uma data interessante para unir famílias e amigos antes do grande dia e o casal ainda tem a oportunidade de ganhar itens para a futura moradia.

O encontro não precisa de grandes produções, mas vale a pena pensar em uma decoração para a data (com flores, garrafas de bebidas ou itens decorativos românticos, por exemplo). Além disso, é necessário planejar o menu e as bebidas da festa.

Se o casal desejar, pode montar uma lista de presentes para receber no chá bar com itens como jogo de copos, jarra de suco, saladeira, porta-copos, vasos, entre outros.

Dia dos noivos

O dia dos noivos também deve ser planejado com atenção, tanto para escolher o local e os profissionais que cuidarão do seu cabelo e maquiagem da noiva, quanto para o noivo ter uma preparação tranquila. 

É importante colocar essa data nos preparativos do casamento para reservar o espaço com antecedência. Alguns noivos optam por hotéis próximos ao local da cerimônia, outros por reservar um salão de beleza, ou se preparar em casa mesmo.

Principalmente no caso da noiva, é preciso tomar essas decisões com cuidado, além de convidar suas acompanhantes, que podem ser mãe e sogra, irmãs e madrinhas.

Despedida de solteiro (a)

A despedida de solteiro (a) não pode ficar fora da lista de comemorações pré-casamento! A data é significativa para celebrar o encerramento da vida de solteiro ao lado de pessoas queridas. Além disso, é um momento para descontrair e relaxar em meio aos preparativos do grande dia.

Para a despedida, você pode organizar um encontro com os amigos em um bar, balada ou show; planejar uma festa em casa; uma viagem, entre outras ideias.

A despedida pode ser feita só com os amigos do noivo ou da noiva, separadamente, como também em uma única festa para o casal. Nessa situação, organizar uma viagem pode ser a melhor ideia! Assim os noivos, madrinhas, padrinhos e alguns amigos e familiares próximos podem relaxar e curtir dias de lazer e diversão em um destino especial.

Alguns locais interessantes para uma viagem de despedida de solteira/solteiro são: Ilhabela, Rio de Janeiro, Trancoso, Florianópolis, Punta Cana e Las Vegas.

Essas são algumas dicas sobre preparativos do casamento. Pode parecer muita coisa — e dependendo do tamanho do evento, é mesmo! — contudo, ao realizar a organização com antecedência é possível fazer isso com mais tranquilidade e ainda sobra tempo para dar atenção às comemorações pré-casamento.

Gostou do post? Tem algum amigo (a) que também precisa dessas dicas? Então compartilhe o artigo e não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog!

Inspire-se com as
nossas redes sociais.

Seja o primeiro(a) a ficar sabendo.

Receba novidades, dicas e promoções pela nossa newsletter.

Newsletter
Nós podemos te enviar e-mails?

Whatsapp