Despedida de Solteiro (a): por que fazer e como organizar?

Por eduardo | 20/05/2022

Olá, Hangovers! A despedida de solteiro(a) é um costume bastante tradicional, especialmente para os homens. Contudo, as mulheres também podem aproveitar a data para encerrar esse ciclo em suas vidas com uma comemoração especial!

O evento pode ser organizado por amigos, padrinhos ou madrinhas, ou até pelos próprios noivos. Contudo, é importante ter um certo planejamento para que os preparativos da despedida não atrapalhem os do casamento.

Quer saber mais sobre o assunto, ver ideias e entender por que fazer uma despedida de solteiro(a)? Então continue acompanhando o post!

Por que fazer despedida de solteiro/solteira?

A despedida de solteiro é uma comemoração bastante tradicional. Ninguém sabe ao certo como esse costume começou, mas de acordo com registros históricos, já aconteciam festas parecidas no passado.

Um dos registros é da festa da fertilidade mesopotâmica, onde os homens faziam festejos que resultavam no matrimônio entre o rei e uma sacerdotisa. Há ainda outra festividade, em Esparta, que se assemelha à despedida de solteiro. Nela, o noivo se despedia de sua antiga vida e jurava fidelidade aos seus amigos.

Independentemente das suas origens, as despedidas de solteiro fazem parte da história de muitos noivos e noivas, e mais do que uma noite de farra com amigos, como vemos nos filmes, essa data gera boas recordações.

Veja, a seguir, alguns motivos para organizar uma despedida de solteiro/solteira!

Celebrar com amigos(as)

A despedida encerra o ciclo na vida de solteiro de vocês para dar início a vida de casado. E esse momento especial deve ser celebrado com os amigos e amigas.

A festa ainda reforça os laços de amizade para que essas pessoas significativas na vida de vocês até aqui permaneçam após o casamento, mesmo que a rotina e os compromissos fiquem um pouco diferentes do que eram antes.

Aliviar o estresse dos preparativos do casamento

O grande dia é uma data bastante especial, mas que gera um certo estresse, afinal são diversos preparativos.

A despedida de solteiro/solteira é a ocasião perfeita para desligar um pouco a cabeça do planejamento do casamento e ter um momento de descontração ao lado de pessoas queridas.

Isso pode ser feito em uma noite com amigas, show, ou mesmo em uma viagem. Já pensou encerrar a vida de solteiro ao lado dos amigos em uma viagem para a praia ou em um destino internacional, como Las Vegas? Certamente, será uma experiência inesquecível!

Ter boas histórias para contar

Reunir amigos e amigas em uma comemoração desse tipo é um prato cheio para ter boas risadas e histórias para contar.

A despedida pode acontecer em casa, em uma noite de jogos, viagem, bar, balada, etc. Independentemente do lugar e do estilo do evento, sem dúvidas, vocês criarão boas memórias e terão ótimas histórias deste dia. Por isso, não deixe de registrar a despedida com fotos e vídeos.

Como organizar a despedida de solteiro/solteira perfeita?

Como todo evento, a despedida de solteiro/solteira precisa de uma certa organização para que tudo seja perfeito. Vale destacar que os preparativos e tempo para o planejamento irão variar conforme o tamanho e o estilo da festa. Veja, a seguir, algumas dicas!

Despedida junto ou separado

Uma das primeiras decisões é se haverá uma despedida para o noivo e outra para a noiva, ou se vocês realizarão a comemoração juntos.

A despedida de solteiro do casal pode acontecer em uma viagem especial com amigos, padrinhos e madrinhas, por exemplo. Se a ideia for fazer despedidas distintas, o estilo do evento pode seguir os interesses de cada um.

Estilo da comemoração

Outra decisão importante é sobre o estilo da comemoração, afinal, há diversas ideias para isso, tais como:

  • - viagem para despedida de solteiro/solteira;
  • - noite de jogos;
  • - show ou balada com amigos (as);
  • - festa em casa;
  • - chá de lingerie junto com a despedida de solteira;
  • - dia da beleza ou dia em um SPA.

Data da despedida de solteiro/solteira

Nos filmes, a despedida de solteiro costuma acontecer poucos dias antes do casamento. Contudo, isso não é uma regra e você pode marcar o evento na data que for mais confortável para não atrapalhar os preparativos do casamento.

 Quem será convidado para a festa

Após definir os principais detalhes da despedida, é hora de pensar nos convidados. A lista dependerá muito do estilo do evento — uma despedida em uma balada, por exemplo, que não necessita de grandes preparativos pode ter um número de convidados maior.

Para despedidas que exigem um planejamento mais detalhado, e que também envolvem um custo maior, a lista de convidados costuma ser menor, com padrinhos e madrinhas, irmãos(as) e alguns amigos e familiares mais próximos.

 Preparativos para a despedida de solteiro/solteira

É importante organizar o evento com uma certa antecedência. Além de todas as etapas acima, será preciso dar atenção a outros detalhes como:

  • definição do local para a despedida de solteiro(a), ou reserva de bar/balada;
  • elaboração de convites;
  • decoração;
  • definição de cardápio;
  • brincadeiras para a festa;
  • contratação de bartender, músicos, DJs, dançarinos(as);
  • acessórios e itens personalizados para a despedida.

Alguns desses itens podem ser necessários ou não, dependendo do estilo do evento. Mas ter acessórios e itens personalizados, por exemplo, será útil para qualquer estilo de despedida.

As amigas(os) podem ter camisetas, taças, entre outros itens personalizados para usar na festa, em despedida no SPA ou em uma viagem, ter plaquinhas com frases divertidas para as fotos, entre outras ideias.

Em alguns casos a despedida é organizada por padrinhos e madrinhas. Nessas situações, as responsabilidades dos noivos diminuem e eles podem só curtir a data. Contudo, se desejar, vale estabelecer algumas regrinhas entre os noivos e com os organizadores para não gerar nenhum mal-estar depois, especialmente se os eventos acontecerem separados.

Mesmo sendo uma festa menor do que a do casamento, os preparativos podem ser diversos. Por isso, é importante planejá-la com cuidado para não se estressar com isso depois.

Uma dica para ter uma despedida de solteiro(a) sem dor de cabeça é contar com empresas especializadas. A Agência Hangover, por exemplo, tem equipe experiente e oferece diversos serviços para que o seu evento seja perfeito! Nós podemos ajudar com traslado, compra de passagens aéreas, reservas de festas e camarotes, souvenirs personalizados e muito mais!

Quer contar com a Agência Hangover para organizar a sua despedida? Entre em contato!

Inspire-se com as
nossas redes sociais.

Seja o primeiro(a) a ficar sabendo.

Receba novidades, dicas e promoções pela nossa newsletter.

Newsletter
Nós podemos te enviar e-mails?

Whatsapp