Querendo um destino paradisíaco e inesquecível? Confira nossas dicas e conheça Trancoso!

Por eduardo | 21/07/2022

Olá, Hangover! Está em busca de um local perfeito para curtir dias de sol e calor? Então, Trancoso pode ser uma ótima opção!

Esse destino do sul da Bahia tem lindas praias, bons restaurantes, pousadas e casas de temporada confortáveis, entre outros atrativos. Sendo assim, é uma ótima alternativa para viagem em casal, com amigos, família, lua de mel ou despedida de solteiro/solteira.

Quer saber tudo sobre Trancoso? Continue acompanhando este post e veja as nossas dicas!

O destino é indicado para qual tipo de viagem?

Trancoso é um destino que recebe um público variado, desde famílias a grupos de amigos e amigas em busca de curtição. Ou seja, tem atrativo para todos os gostos!

Além das belas paisagens e praias paradisíacas, um dos pontos turísticos mais famosos é a Igrejinha do Quadrado, o que faz com que o destino seja uma opção para noivos que desejam um Destination Wedding.

Também é possível aproveitar a infraestrutura da região para realizar uma despedida de solteiro/solteira e curtir dias de lazer e descanso antes do casamento.

Como chegar a Trancoso e quanto tempo ficar?

Trancoso faz parte do município de Porto Seguro e a viagem entre os dois destinos leva cerca de 1h30. Para quem chega de avião, o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro e o trajeto até Trancoso pode ser feito de balsa ou via estrada asfaltada.

Em um final de semana dá para conhecer as praias mais próximas, passear pelo Quadrado e ir em alguns bares e restaurantes, mas se você conseguir ficar por um período maior, poderá aproveitar ainda mais, além de conhecer outras praias pela região.

Quando ir?

O litoral da Bahia recebe turistas ao longo de todo o ano devido às temperaturas mais elevadas, e isso vale para este destino paradisíaco.

De novembro a abril são os meses mais quentes e alguns deles também são mais chuvosos, como novembro, dezembro, março e abril.

Para quem tem flexibilidade para a viagem, a dica é evitar feriados prolongados e, especialmente, períodos como Ano Novo, Carnaval e férias de verão. Além do destino ficar bastante cheio, há um aumento nos preços nesse período. Por outro lado, para quem busca agitação, a alta temporada é ótima, pois é quando acontecem mais festas em Trancoso.

Onde se hospedar?

O vilarejo tem hospedagem para todos os gostos, indo de pousadas a resorts. A escolha dependerá do orçamento e interesse com a viagem.

Se a ideia é fazer uma viagem com amigos(as), é possível encontrar casas para temporada com excelente infraestrutura. Já para quem busca opções para viagem em casal, ou lua de mel, a estadia em hotéis ou pousadas charmosas é uma boa solução.

Além de definir o estilo da hospedagem, você deve escolher a região. As acomodações próximas ao Quadrado ficam a poucos minutos a pé dos bares e restaurantes, mas para chegar até a praia é preciso pegar o carro ou enfrentar uma caminhada, o que inclui uma subida na volta.

Quem quer priorizar a praia encontra opções próximas ao mar na Praia dos Nativos, Praia dos Coqueiros, Praia do Rio da Barra e Praia do Rio Verde, por exemplo.

Quais são os principais atrativos?

Trancoso tem atrativos para todos os gostos, para quem quer curtir dias de sossego na praia e para quem quer vida noturna animada. Veja, a seguir, algumas dicas sobre o destino!

Quadrado

O Quadrado é um dos cartões postais de Trancoso e onde a vida noturna acontece em bares com música ao vivo e restaurantes.

Por lá, você ainda poderá visitar a Igreja de São João Batista, conhecida como Igrejinha de Trancoso e passar pelas casinhas coloridas que abrigam lojas de artesanato, roupas, etc.

Atrás da Igrejinha, há um mirante, de onde é se tem uma bela vista da praia e resulta em lindas fotos.

Praias dos Nativos e Praia dos Coqueiros

Não dá para falar de Trancoso sem mencionar as suas belas praias. As praias dos Nativos e dos Coqueiros são as principais, pois ficam mais próximas ao Quadrado, cerca de 10 minutos de caminhada, sendo acessível também por carro, táxi, moto e quadriciclo.

Elas contam com bares e restaurantes que oferecem guarda-sol e espreguiçadeiras, o que facilita para quem deseja passar o dia.

Para quem não quer muito movimento, a dica é caminhar um pouco para as extremidades da praia, onde a circulação de pessoas é menor e dá para curtir o dia com mais tranquilidade.

Na Praia dos Nativos ainda é possível se refrescar em uma piscina de água doce formada no encontro do rio com o mar.

Praia do Rio da Barra e Praia de Taípe

Indo sentido Arraial d’Ajuda, você encontrará mais duas lindas praias de Trancoso. A Praia do Rio da Barra é mais isolada, conta com apenas um restaurante e apresenta falésias coloridas e piscinas naturais na maré baixa

Na fronteira entre o vilarejo e Arraial está a Praia de Taípe que tem belas paisagens com coqueiros e falésias e ainda oferece algumas opções de quiosques.

Praia do Rio Verde

Fica a cerca de 2 km do Quadrado e é uma boa opção para quem busca infraestrutura e tranquilidade, já que tem um movimento menor do que a sua vizinha, a Praia dos Coqueiros.

Além de belas paisagens, por lá, você encontrará alguns restaurantes e alternativas de pousadas e casas de temporada para quem deseja uma estadia mais próxima ao mar.

Praia do Espelho

É recomendado reservar um dia todo para visitar uma das praias mais famosas da região, já que o trajeto dura cerca de 40 minutos para quem vai de carro. O acesso é por estrada de terra e ainda pode ser feito de ônibus ou quadriciclo.

Outras alternativas para chegar até lá é em um passeio de lancha ou a pé, mas nesse caso é preciso disposição para enfrentar uma longa caminhada.

O cenário da Praia do Espelho é deslumbrante e apresenta piscinas naturais, coqueiros e falésias. A praia conta com quiosques e restaurantes e também há opções de hospedagem.

Passeios de quadriciclo

Quem busca mais aventura e diversão pode contratar passeios de quadriciclo para visitar a Praia de Itaquena e a Praia da Barra do Rio dos Frades, ir até a Praia do Espelho, ou mesmo para uma rota livre.

Passeios de lancha

Outra atividade para fazer em Trancoso é o passeio de lancha. É possível contratar um tour até a Praia do Espelho ou Caraíva, por exemplo. O preço para contratação da lancha varia de acordo com a época da viagem e destino.

Observação de Baleias

Quem visita o litoral sul da Bahia entre os meses de julho a outubro tem a chance de observar baleias jubartes, e isso também vale para o mar de Trancoso. Quem deseja avistar os animais mais de perto pode contratar passeios de barco para isso.

Essas são as principais dicas sobre Trancoso. O destino tem belas paisagens, ótima infraestrutura para o turismo e diversos atrativos, por isso, pode ser ótima escolha para a sua próxima viagem!

E aí, gostou do post? Ficou com vontade de conhecer Trancoso?

Inspire-se com as
nossas redes sociais.

Seja o primeiro(a) a ficar sabendo.

Receba novidades, dicas e promoções pela nossa newsletter.

Newsletter
Nós podemos te enviar e-mails?

Whatsapp