Com quanto tempo de antecedência devo organizar minha Despedida de Solteiro (a)?

Por eduardo | 15/09/2022

Olá, Hangover! A despedida de solteiro(a) é uma celebração pré-casamento bastante significativa e, se você deseja realizá-la, é importante começar os preparativos assim que possível.

Embora o planejamento não seja tão extenso quanto a organização de um casamento, definir o estilo da despedida e começar a pensar nos detalhes com antecedência, será positivo para executar tudo com tranquilidade. Continue a leitura e confira as dicas que separamos sobre o assunto!

O tempo de planejamento depende do estilo da festa

Você deve estar se perguntando quanto tempo antes é recomendado planejar a comemoração, certo? A resposta depende muito das características e do tamanho da sua despedida de solteiro(a).

Para você ter uma ideia, aqui na Agência Hangover já realizamos planejamento com 1 ano de antecedência, mas também dá para fazer isso em um tempo menor. De maneira geral, começar tudo 6 meses antes é uma boa estratégia.

Entre os tipos de eventos para despedida de solteiro(a) estão:

Balada com amigos

Se a ideia é ir em uma balada com amigos e amigas para celebrar o ritual de passagem entre a vida de solteiro(a) e de casado(a), o tempo de planejamento pode ser menor. Com alguns poucos meses de antecedência, você consegue reservar o local, providenciar transfer e itens personalizados para a comemoração, por exemplo.

Viagem para despedida de solteiro(a)

Se a ideia é realizar uma viagem para a despedida de solteiro(a), os preparativos devem começar, no mínimo, 6 meses antes da data. Dessa forma, será possível definir o grupo, reservar acomodação, pensar na forma de deslocamento e dividir os gastos com os participantes.

Entretanto, vale destacar que esse prazo seria o recomendado para uma viagem nacional, se o destino for internacional o planejamento deve começar com uma antecedência maior, já que pode envolver emissão de passaporte, visto, entre outros documentos.

Festa em casa

Uma festa em casa, ou em um salão de festas, exige um planejamento um pouco maior, afinal será necessário pensar no estilo da festa, comidas e bebidas, lista de convidados, entre outros detalhes.

O período para começar o planejamento depende do tamanho da comemoração e do estilo dela. Para uma festa a fantasia, por exemplo, é recomendado avisar os convidados com alguns meses de antecedência para que eles tenham tempo de providenciar a roupa.

Dia com amigas ou amigos

A comemoração pode ser um dia no spa com amigas, noite de jogos, prática de algum esporte de aventura, entre outras ideias.

A organização desse estilo de despedida de solteiro(a) é mais simples, porém, é recomendado não deixar isso para a última hora para conseguir reservar o local no dia que deseja e para que os convidados estejam com a data livre para o encontro.

Por que planejar a despedida de solteiro(a) com antecedência?

Independentemente do estilo da comemoração, planejá-la com antecedência será positivo em diversos aspectos.

O primeiro deles é que você garante a presença dos amigos e familiares, que conseguirão se planejar melhor para o evento, seja em questão de agenda, seja no quesito financeiro. Além disso, há outras vantagens, como falaremos a seguir!

Definir o melhor estilo de despedida de solteiro(a)

Algumas pessoas pensam que a única forma de comemorar a passagem da vida de solteiro para a de casado é com balada. Contudo, como falamos acima, existem diversas formas de fazer isso e é importante ter tempo para pesquisar sobre as opções de despedida de solteiro(a) e escolher qual é a ideal de acordo com o seu perfil.

Se os noivos desejam uma comemoração juntos, podem organizar uma festa para isso, noite temática com amigos (como noite da pizza, noite de jogos, jantar mexicano), viagem, entre outras alternativas.

Se a ideia é realizar uma viagem para a despedida de solteiro(a), um planejamento mais longo será essencial para definir o melhor destino, pesquisar a hospedagem, entre outras etapas.

Obter melhor custo-benefício

Uma das vantagens em começar o planejamento da despedida de solteiro(a) com antecedência é conseguir melhores fornecedores e custo-benefício.

Quando a organização de um evento é feita com urgência, a oferta de profissionais com agenda livre é menor, assim como a possibilidade de negociação e preço. Pesquisar os fornecedores com antecedência é fundamental para avaliar preço, reputação e qualidade.

O mesmo vale para viagens de despedida de solteiro. Ter um prazo maior para o planejamento permite pesquisar melhor sobre a acomodação para definir a mais adequada ao tamanho do grupo e com diferenciais como localização, piscina, churrasqueira, etc.

Ter mais tempo para os pagamentos

Se a ideia é fazer uma viagem de despedida de solteiro(a), é essencial ter um bom planejamento financeiro e dividir os custos com o grupo.

Realizar a organização com antecedência será importante para que os participantes consigam se programar para pagar a viagem antes da data de embarque. Assim, você evita o estresse de ficar cobrando os amigos depois.

Mesmo que não seja uma viagem, ter um tempo maior para os pagamentos pode ajudar com o seu orçamento, afinal, além da despedida de solteiro(a) você, provavelmente, terá custos com os preparativos do casamento, mobília ou reforma da casa nova, entre outras despesas.

Ter itens personalizados

A sua despedida de solteiro(a) pode ficar ainda mais especial com brindes e itens personalizados para você e seus convidados.

É possível personalizar camisetas para a noiva, o noivo, madrinhas e padrinhos, ter taças com as iniciais dos noivos, entre outros objetos. Contudo, os itens personalizados precisam de um certo tempo para a produção, portanto, o planejamento é essencial!

Minimizar imprevistos

Ter um tempo maior para o planejamento é positivo para analisar todos os detalhes com mais tranquilidade, ter prazo maior para entrega e para contar com melhores fornecedores, tudo isso ajuda a minimizar imprevistos.

Como deu para perceber, a data de início da organização da despedida de solteiro(a) depende do estilo do evento. Agora que você entendeu mais sobre o assunto, poderá definir o tempo de antecedência ideal para a sua comemoração e começar os preparativos no melhor momento!

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre despedida de solteiro(a)? Então continue acompanhando os nossos conteúdos!

Inspire-se com as
nossas redes sociais.

Seja o primeiro(a) a ficar sabendo.

Receba novidades, dicas e promoções pela nossa newsletter.

Newsletter
Nós podemos te enviar e-mails?

Whatsapp